sexta-feira, 29 de abril de 2016

O amor escandaloso de Deus

"Palavra do SENHOR, que foi dirigida a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.
O princípio da palavra do Senhor por meio de Oséias. Disse, pois, o Senhor a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do Senhor.
Foi, pois, e tomou a Gômer, filha de Diblaim, e ela concebeu, e lhe deu um filho."
(Oséias 1:1-3)

O que será que deve ter-se passado pela cabeça de Oséias quando Deus disse que deveria casar-se com uma prostituta? 

Nós podemos apenas ficar admirados. O profeta Oseias seguiu as instruções de Deus e casou-se com Gômer. De modo não surpreendente, ela foi infiel a ele e rapidamente foi em busca de um novo amante. No entanto, sob a orientação de Deus, Oseias a procurou e a trouxe de volta para casa. Por que  Deus estaria pedindo uma coisas a Oseias?

O relacionamento com Oseias com a infiel Gômer é uma imagem viva de relacionamento de Deus com o Israel infiel. Da mesma forma como Gômer abandonou seu marido, para tornar-se íntima de outro homem, muitos de Israel haviam se afastando de Deus e se prostituído com religiões falsas Uma vez que a vida de Gômer saiu de seu controle, ela acabou de ser escravizada. Oseias, contudo, a trouxe de volta (3;2), antecipando o modo como Deus viria para nos redimir da escravidão do pecado e da morte. A fidelidade de Oseias para Gômer é uma  figura da fidelidade de Deus para conosco.

Ele se recusa em deixar-nos abandonados (Lucas:15). Ele sempre toma a iniciativa em nos procurar quando nos perdemos de seu caminho. 

A história de Oseias mostra o extraordinário esforço que Deus faz para trazer o infiel povo da aliança de volta para sua família. Deus de abençoe e vamos se aproximar de Deus cada dia mais.

Pr Gesuel Novaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário